Monthly Archives: novembro 2015

Livro AWS vs Livro REST

Posted by rlecheta on novembro 30, 2015
Livros, Web Services / 2 Comments

Olá pessoal, sempre recebo emails sobre dúvidas referente as diferenças do livro de AWS e de REST, então esse post é para explicar. Assim sempre faço o link com esse post para responder 😉

aws         rest

Vamos lá, serei breve nas diferenças.

1) AWS

O livro de AWS fala apenas sobre computação em nuvem e explica com utilizar os serviços da Amazon AWS.

O objetivo é explicar como configurar servidores na internet, para que você seja dono do seu próprio data-center.

O livro explora assuntos básicos como servidores e bancos de dados na nuvem, e até avançados da AWS como: cache de informações, serviços de filas e balanceadores de carga.

Vale lembrar que este livro não fala sobre como desenvolver web services. Não é um livro sobre programação.  O objetivo é ensinar o leitor a configurar um servidor na nuvem utilizando a Amazon como provedor de serviço.

Ele é muito mais avançado do que o do REST no sentido de configurar um servidor, pois fala de balanceamento de carga, etc..

2) REST

O objetivo desse livro é ensinar a criar web services em java.  Esse é um livro sobre programação.

O livro vai desde o básico, como por exemplo: configurar um banco de dados local para desenvolvimento, é feito Hello World de programação web para Java e o assunto sobre web services vai sendo explicado aos poucos.

É feito um desenvolvimento completo de um aplicativo de Carros, com banco de dados e web services. Para testar os web services o livro inclusive possui um pacote de “bônus” com um aplicativo Android e um sistema web em AngularJS. No app Android inclusive você tira uma foto e a envia pelo web service para o servidor. No sistema web você poderá ver toda a lista de carros.

Na segunda parte do livro, ensino como criar um servidor na nuvem do Google para disponibilizar o web service criado no próprio livro. Assim você poderá testar seu web service lá na internet.

@Obs: caso você leia o livro de AWS, pode instalar estes web services lá na Amazon também.

Porém referente a esta parte de configuração de servidor, no livro de REST a explicação é básica, já no livro de AWS essa parte vai mais a fundo.

3) Estou na dúvida de qual comprar, e agora?

Isso depende… vou dar alguns exemplos:

Se você precisa aprender a desenvolver web services em Java ou se seu objetivo é aprender coisas sobre programação, vai de REST.

Se você já sabe programar em alguma linguagem e quer aprender sobre computação em nuvem, vai de AWS. O livro de REST também explica um pouco dessa parte, a diferença é que é mostrada a plataforma do Google ao invés do de AWS.

Mas por mim, leria ambos :-). Quem me dera saber tudo isso à uns 10/15 anos atrás quando eu precisava fazer essas coisas e não sabia rsrs.. No livro está tudo mastigado.

AWS e Google são dois gigantes da internet e computação em nuvem, e ambos os livros vão lhe dar uma boa base para o mercado web.

Caso você esteja no início da faculdade e começando no assunto, vai de REST pois ele é mais simples. O de AWS vai complementar seus estudos e vai lhe dar ideias mais avançadas.

 

Livro Google Android 5ª edição

Posted by rlecheta on novembro 26, 2015
Android, Livro Android, Livros / 117 Comments

Olá pessoal, foi lançado o livro Google Android 5ª edição 🙂

Esta edição foi lançada (5 meses depois do lançamento da 4ª), e este post é só para tranquilizar quem possui a 4ª edição.

Quem acompanhou o processo de escrita do livro sabe, que um livro de +- 1.000 páginas demora bastante para sair do forno, e na reta final do lançamento (2 semanas antes) teve o Google I/O 2015. Neste evento o Google lançou a lib do Material Design.

Então nas últimas 2 semanas do lançamento da 4ª edição, foi uma correria para eu atualizar o livro e felizmente deu tempo de atualizar muita coisa, como por exemplo:

  • Explicações de Material Design
  • Layout com Tabs
  • Floating Action Button (FAB)
  • SnackBar
  • Animações de transições entre activities

Enfim, é a última vez que atualizo antes do Google I/O rsrs..

Mas nessa atualização de última hora, ficaram dois assuntos de fora, pois não tive tempo.

1ª) Navigation Drawer (menu lateral). Na 4ª edição foi explicado um fragment que gerava o menu lateral. Este fragment foi baseado no template que o próprio Android Studio criava na época.

Na 5ª edição foi alterado para usar o NavigationView, que é o novo componente do Google para criar o menu lateral.

Mas não se preocupe, pois esse componente é muito simples e fiz um tutorial para você entender ele aqui. Assim você não perde nada 🙂

NavigationView – A nova view para criar o Navigation Drawer

2ª) A outra alteração na verdade é uma “adição” de conteúdo. No final do capítulo 15 adicionei uma explicação referente a como criar animações na toolbar durante a rolagem da lista (algo bem comum nos aplicativos atualmente).

Estou falando destas animações na toolbar quando você rola a tela para cima e para baixo:

Este item é um conteúdo novo, portanto não descarta nada do que você aprendeu na 4ª edição.

Sobre estas técnicas de rolagem do Material Design, fiz um tutorial passo a passo bem simples que mostra como aplicá-las em uma tela com uma lista de planetas.

Então recomendo você ver esse post abaixo para complementar seus estudos e aprender à criar estes efeitos. Se você leu meu livro deve estar com um conhecimento bom de Android, então vai tirar este tutorial de letra.

GDG DevFest Sul 2015 – Animações na Toolbar


Bom pessoal, não quero me estender muito, pois foi só isso que mudou na 5ª edição.

Quando fui fazer uma revisão para uma nova impressão do livro, acabei escrevendo demais e o número de páginas do livro mudou. O resultado foi que a editora teve que lançar uma nova edição.

Então quem comprou a 4ª edição, podem ficar tranquilos, pelos motivos já explicados acima.

As vezes é complicado acompanhar tantas mudanças, mas fazemos o possível 🙂

E quem tem o livro sabe onde encontrar o código-fonte… Então qualquer dúvida é só dar uma espiada no fonte dos carros da 5ª edição que você vai ver o projeto completo lá 🙂

Qualquer dúvida, estou a disposição como sempre.

abraços

NavigationView – A nova view para criar o Navigation Drawer

Posted by rlecheta on novembro 23, 2015
Android, Livro Android / 29 Comments

Olá pessoal

No livro Google Android 4ª edição mostrei como fazer o Navigation Drawer (menu lateral) usando um fragment, que foi baseado no próprio fragment que o Android Studio gerava como template ao criar um projeto.

10.002-parte1

No Google I/O 2015 o Google lançou a lib do Material Design e dentre os novos componentes, foi criada a classe NavigationView, que facilita justamente criar este menu lateral.

Usar esta classe não requer prática nem habilidade, e você verá como é simples neste post.

Caso queira ver a explicação direta do Google, no canal do Android Developpent Patterns foi disponibilizado um vídeo explicando como utilizar o NavigationView, recomendo assistir, este canal é show!

Mas vamos explicar passo a passo aqui. Bom, algo simples que você pode fazer é utilizar o próprio wizard do Android Studio e escolher o template do Navigation Drawer conforme esta figura.

Screen Shot 11-23-15 at 04.00 PM

Ao gerar o wizard, você verá que tudo continua como expliquei no livro. É usado o DrawerLayout na raiz do layout e dentro dele o NavigationView (que substitui o fragment que mostrei no livro 4ª edição).

A seguir um exemplo do NavigationView.

Screen Shot 11-23-15 at 04.12 PM

O Navigation view possui 2 propriedades simples para configurar o menu lateral.

A 1ª propriedade é a app:headerLayout=”@layout/nav_header_hello_nav_drawer”, é utilizada para definir o layout do cabeçalho do menu. É possível criar o layout que você quiser aqui, e um bom exemplo é o layout que o próprio Android Studio gera. Na figura abaixo este header é aquela parte verde.

Screen Shot 11-23-15 at 04.17 PM

A 2ª propriedade do NavigationView é o app:menu=”@menu/activity_hello_nav_drawer_drawer”, que define um arquivo de menu (formato XML) para compor as opções do menu lateral.

Ficou tudo muito simples, pois este arquivo de menu possui o mesmo formato do arquivo de menu que usamos para a action bar / toolbar.

Faça os seus testes, e confira o wizard do Android Studio!

Mas e o projeto dos Carros do livro Google Android 4ª edição é possível atualizar para utilizar o Navigation View?

Claro que sim, demora uns 5 minutos se você seguir este tutorial.

1) Altere o arquivo de layout activity_main.xml para declarar o NavigationView. Ele vai entrar exatamente no lugar daquele fragment que mostrei no livro.

Sabemos que o NavigationView vai usar um arquivo de header e menu.

O arquivo de header é o mesmo nas 4ª e 5ª edições:

Já o arquivo com as opções de menu é este aqui aqui. Simples não é?

No código da BaseActivity, é só mudar a implementação do método setupNavDrawer() para usar o NavigationView, segue código-fonte atualizado.

Veja que a forma de tratar eventos é simples, pois é só implementar o método onNavDrawerItemSelected().

	private void onNavDrawerItemSelected(MenuItem menuItem) {
        switch (menuItem.getItemId()) {
            case R.id.nav_item_carros_todos:
                // tratar os eventos aqui
                break;
            case R.id.nav_item_carros_classicos:
                // tratar os eventos aqui
                break;
            case R.id.nav_item_carros_esportivos:
                // tratar os eventos aqui
                break;
            case R.id.nav_item_carros_luxo:
                // tratar os eventos aqui
                break;
            case R.id.nav_item_site_livro:
                // tratar os eventos aqui
                break;
            case R.id.nav_item_settings:
                // tratar os eventos aqui
                break;
        }
    }

É só isso, usar o NavigationView para criar o menu lateral é bem simples, espero que este post tenha ajudado quem quiser entender um pouco mais sobre este componente, e também os leitores do livro Google Android 4ª edição.

Lembre-se que o código-fonte do livro 5ª edição está no github, então é só consultar o app dos Carros sempre atualizado :-).

https://github.com/livroandroid/5ed

GDG DevFest Sul 2015

Posted by rlecheta on novembro 14, 2015
Android, Eventos / 4 Comments

Olá pessoal, o objetivo deste tutorial é mostrar passo a passo como criar o app (vídeo abaixo) demonstrado no DevFest Sul 2015.

Este tutorial será bem prático, então vamos lá!

1) Criar o projeto no Android Studio:

Utilize o o wizard > File > New Project.

Atenção: No wizard digite br.com.devfestsul no campo Company Domain, pois assim todas as classes e código-fonte que forem copiados durante este tutorial vão funcionar prontamente.

Screen Shot 11-13-15 at 05.32 PM

Selecione qualquer API Level. Eu deixei com a opção padrão.

Screen Shot 11-13-15 at 05.32 PM 001

Selecione o template para criar o Navigation Drawer que é o menu lateral.

Screen Shot 11-13-15 at 05.32 PM 002

No final do wizard, aceite o padrão que é criar a MainActivity e clique em Finish.

Screen Shot 11-13-15 at 05.33 PM

2) Execute o projeto no emulador.

O resultado deve ser como a figura abaixo. O wizard do Android Studio já criou o Nav Drawer (menu lateral).
a

3) Faça o download dos arquivos para ajudar na digitação do código.

Para auxiliar a execução do exercício, este arquivo contém algumas activities e fragments para mostrar uma lista de planetas e uma tela de detalhes.

https://raw.githubusercontent.com/rlecheta/DevFestSul2015/master/Resources.zip

Este arquivo não tem nada de mais, e vou explicar cada classe quando chegar o momento.

Ao descompactar o arquivo você verá algumas pastas.

Screen Shot 11-13-15 at 05.54 PM

Entre na pasta resources-1.

Screen Shot 11-13-15 at 05.54 PM 001

Copie ambas as pastas java e res (Fazendo Ctrl+C) e cole (CTRL+V) no Android Studio.

Mas para colar, deixe o Android Studio no modo de navegação Project, e com a pasta /app/src/main selecionada, conforme mostra a figura.

d

Ao colar (CTRL+V), alguns arquivos serão substituídos, como por exemplo, o arquivo colors.xml. Clique em Override for all para confirmar.

Screen Shot 11-13-15 at 05.55 PM 001

Depois de copiar os arquivos você verá várias classes. Não vou explicar cada uma pois isso é Android básico.

A única coisa que você precisa saber é que o fragment PlanetaListFragment mostra uma lista de planetas. Ao clicar em algum planeta, a activity PlanetaActivity é aberta para mostrar os detalhes. Esta activity insere no seu layout o fragment PlanetFragment.

Eu gosto de utilizar este modelo: a activity controla a navegação de telas e os fragments controlam o conteúdo.

Screen Shot 11-13-15 at 05.55 PM 002

Depois de copiar os arquivos, volte o modo de visualização para Android, pois a visualização fica mais enxuta, sendo mais fácil de encontrar os arquivos.


e

4) Adicionando o fragment que lista os planetas.

O layout da activity main mostra apenas um TextView, portanto em seu lugar vamos adicionar um layout de marcação para adicionar o fragment da lista.

  • app_bar_main.xml

Altere esta linha:

 
<include layout="@layout/content_main" />

Por esta:

<LinearLayout
 android:id="@+id/fragContainer"
 android:layout_width="match_parent"
 android:layout_height="match_parent"
 android:orientation="vertical"
 app:layout_behavior="@string/appbar_scrolling_view_behavior" />

Adicione o fragment pela API na classe MainActivity, lá no final do método onCreate(bundle).

  • MainActivity.java
if(savedInstanceState == null) {
 getSupportFragmentManager().beginTransaction().add(R.id.fragContainer,new PlanetaListFragment(),null).commit();
}

O código que lista os planetas está usando algumas libs como RecyclerView e CardView do Material Design. Então vamos adicionar estas bibliotecas (e outras) no app/build.gradle.

compile 'com.android.support:recyclerview-v7:23.1.1'
compile 'com.android.support:cardview-v7:23.1.1'
compile 'com.android.support:palette-v7:23.1.1'
compile 'org.parceler:parceler:1.0.4'
compile 'org.parceler:parceler-api:1.0.4'
compile 'com.squareup.picasso:picasso:2.5.2'

A última configuração é adicionar a activity PlanetaActivity no arquivo de manifesto.

  • AndroidManifest.xml
<activity android:name=".activity.PlanetaActivity" android:theme="@style/AppTheme.NoActionBar" />

Feito isso execute o projeto novamente. O resultado será a lista de planetas (PlanetaListFragment).
c
Ao clicar em algum planeta você verá a tela de detalhes (PlanetaActivity / PlanetaFragment).

Repare que a system bar (barra superior onde mostra o relógio) está transparente na tela do planeta, e isso está errado.
d

Isso acontece porque utilizamos o tema AppTheme.NoActionBar para a activity PlanetaActivity, pois era preciso remover a action bar, a fim de adicionar a Toolbar.

Caso não conheça a Toolbar, sugiro reforçar o conceito antes de continuar.

O problema é que o Android Studio criou um único tema para a 1ª tela que mostra o Nav Drawer e para as demais activities. Porém, este recurso de deixar a barra de sistema transparente deveria ser utilizado apenas pela MainActivity, pois ela precisa disso para o Nav Drawer abrir em tela cheia, sobre a system bar.

Para corrigir o problema, vamos criar um tema mais elaborado, para isso vamos copiar o arquivo /res/values/styles.xml e /res/values-v21/styles.xml da pasta resources-2-styles.

Screen Shot 11-13-15 at 06.22 PM

Depois de substituir os arquivos no projeto, o arquivo de styles.xml será assim:

  • /res/values/styles.xml
<resources>

    <!-- Base application theme. -->
    <style name="BaseAppTheme" parent="Theme.AppCompat.Light.NoActionBar">
        <!-- Customize your theme here. -->
        <item name="colorPrimary">@color/colorPrimary</item>
        <item name="colorPrimaryDark">@color/colorPrimaryDark</item>
        <item name="colorAccent">@color/colorAccent</item>
        <item name="colorControlHighlight">@color/colorControlHighlight</item>
    </style>

    <!-- Tema do projeto -->
    <style name="AppTheme" parent="BaseAppTheme" />

    <!-- Nav Drawer -->
    <style name="AppTheme.NavDrawer" parent="BaseAppTheme" />

    <!-- Toolbar -->
    <style name="AppTheme.AppBarOverlay" parent="ThemeOverlay.AppCompat.Dark.ActionBar" />
    <style name="AppTheme.PopupOverlay" parent="ThemeOverlay.AppCompat" />

</resources>

Já o arquivo da pasta /res/values-v21 vai customizar o tema para o Android 5.0 ou superior.
Note que no AppTheme foi adicionado as propriedades para fazer a animação de transição entre activities. E no tema AppTheme.NavDrawer foi deixado a system bar transparente, algo que vamos usar apenas na MainActivity, pois somente ela mostra o Nav Drawer.

  • /res/values-v21/styles.xml
<resources>

    <!-- Activity Animations para API Level 21 -->
    <style name="AppTheme" parent="BaseAppTheme" >

        <!-- Activity Animations -->
        <item name="android:windowEnterTransition">@android:transition/fade</item>
        <item name="android:windowExitTransition">@android:transition/fade</item>

        <item name="android:windowAllowEnterTransitionOverlap">true</item>
        <item name="android:windowAllowReturnTransitionOverlap">true</item>
        <item name="android:windowSharedElementEnterTransition">@android:transition/move</item>
        <item name="android:windowSharedElementExitTransition">@android:transition/move</item>

    </style>

    <!-- Nav Drawer em full screen para API Levle 21 -->
    <style name="AppTheme.NavDrawer" parent="BaseAppTheme">
        <item name="android:windowDrawsSystemBarBackgrounds">true</item>
        <item name="android:statusBarColor">@android:color/transparent</item>
    </style>

</resources>

Uma vez que os temas estão configurados altere o AndroidManifest.xml para que o tema padrão na tag <application> seja AppTheme. Deixe apenas a MainActivity com o tema AppTheme.NavDrawer. O restante das activities não precisam declarar o tema, pois será utilizado o tema padrão definido na tag <application>.

A figura abaixo mostra como tem que ficar a configuração:

tema

Pronto! Execute o projeto novamente e desta vez a tela do planeta estará com a system bar com a cor azul primaryDark definida no tema e no arquivo colors.xml.

Lembrando que a MainActivity utiliza o outro tema, pois o Nav Drawer abre sobre a system bar, e por isso que neste caso ela precisa ser transparente.

e

5) Brincando com animações durante a transição de telas

No arquivo /res/values-v21/styles.xml o tema AppTheme foi customizado para habilitar as propriedades das animações das activities (no caso de Android >= 5.0).

O segredo para fazer a animação de transição de telas, é utilizar o método ActivityOptionsCompat.makeSceneTransitionAnimation(…) ao invés do clássico método startActivity(intent).

Faça o seguinte: Clique uma vez na raiz do projeto e depois utilize a tecla de atalho Ctrl+Shift+F (Find) para abrir o janela de busca. Na janela digite (1).

Isso vai encontrar no código três lugares onde deixei o comentário (1). A única coisa que você precisa fazer é descomentar o código como vou explicar a seguir.

Na classe PlanetaListFragment troque o startActivity(intent) pelo seguinte código:

  • PlanetaListFragment.java
String key = getString(R.string.transition_key);
ImageView img = holder.img;
ActivityOptionsCompat opts = ActivityOptionsCompat.makeSceneTransitionAnimation(getActivity(), img, key);
ActivityCompat.startActivity(getActivity(), intent, opts.toBundle());

Na classe PlanetaFragment remova o comentário da seguinte linha:

  • PlanetaFragment.java
// (1) Chave da animação
 ViewCompat.setTransitionName(img, getString(R.string.transition_key));

E na classe PlanetaAdapter também remova o comentário:

  • PlanetaAdapter.java
// (1) Chave da animação
ViewCompat.setTransitionName(holder.img, context.getString(R.string.transition_key));

O que fizemos foi ativar a chave compartilhada (transition key) do ImageView entre a tela da lista (adapter) e a tela de detalhes.

Como o ImageView possui a mesma chave de transição entre as duas telas, a transição entre as duas activities será animada.

Portanto vá em frente e execute o código. O resultado será a animação que você viu no vídeo no início deste tutorial.

Por padrão a animação de transição de uma activity é desfeita ao clicar no botão voltar.

Porém, também por padrão, se você clicar no botão up navigation da toolbar (aquele lá em cima com a seta para a esquerda) a animação não acontece.

Mas como eu já chamei o método supportFinishAfterTransition() ao clicar no botão up navigation (android.R.id.home) esta animação foi feita (por isso funcionou). Moral da história, sempre chame o método supportFinishAfterTransition() no lugar do finish() para executar a animação inversa ao sair da tela.

Screen Shot 11-13-15 at 08.59 PM

6) Adicionando as Tabs + ViewPager

A lib do Material Designa possui o componente TabLayout que facilita a criação das tabs, e o melhor de tudo é que ela funciona de forma integrada ao ViewPager.

Neste exemplo vou criar duas tabs, Planetas e Constelações. Porém para facilitar a explicação, vou adicionar o mesmo fragment dos planetas em ambas as tabs ahha. Sendo assim, se quiser melhore o exemplo depois.

Então mãos a obra!

No arquivo app_bar_main.xml, troque o layout de marcação “fragContainer” que adicionamos anteriormente pelo ViewPager:

  • app_bar_main.xml
<android.support.v4.view.ViewPager
 android:id="@+id/viewPager"
 android:layout_width="match_parent"
 android:layout_height="match_parent"
 app:layout_behavior="@string/appbar_scrolling_view_behavior" />

E no mesmo arquivo, logo abaixo da toolbar adicione as Tabs.

<android.support.design.widget.TabLayout
 android:id="@+id/tabLayout"
 android:layout_width="match_parent"
 android:layout_height="wrap_content"
 />

Se precisar confira como ficou o layout do arquivo aqui:

https://github.com/rlecheta/DevFestSul2015/blob/master/Planetas/app/src/main/res/layout/app_bar_main.xml

Na MainActivity, vamos remover o código que adicionava o fragment da lista de planetas:

if(savedInstanceState == null) {
      getSupportFragmentManager().beginTransaction().add(R.id.fragContainer,new PlanetaListFragment(),null).commit();
}

No lugar deste código vamos adicionar o método setupViewPagerTabs();

Este método deverá ser criado na classe MainActivity:

  • MainActivity.java
private void setupViewPagerTabs() {
        // ViewPager
        ViewPager viewPager = (ViewPager) findViewById(R.id.viewPager);
        viewPager.setOffscreenPageLimit(2);

        viewPager.setAdapter(new TabsAdapter(this, getSupportFragmentManager(),getIntent().getExtras()));
        // Tabs
        TabLayout tabLayout = (TabLayout) findViewById(R.id.tabLayout);
        // Cria as tabs com o mesmo adapter utilizado pelo ViewPager
        tabLayout.setupWithViewPager(viewPager);
        int cor = ContextCompat.getColor(this, R.color.white);
        // Cor branca no texto (o fundo azul foi definido no layout)
        tabLayout.setTabTextColors(cor, cor);
    }

Para o código compilar adicione a seguinte linha no arquivo colors.xml. Esta cor é utilizada para configurar a cor do título das tabs.

<color name="white">#ffffff</color>

Pronto, as Tabs + ViewPager já estão funcionando. Ao executar o projeto o resultado será o seguinte:

tabs

7) Brincando com Scroll.

No arquivo include_toolbar.xml adicione o seguinte atributo dentro da Toolbar:

app:layout_scrollFlags="scroll|enterAlways"

Screen Shot 11-13-15 at 09.17 PM

Isso fará com que a Toolbar suma da tela ao fazer o scroll da lista de carros. O print a seguir mostra este efeito ao fazer a rolagem. Se quiser veja no vídeo no início do tutorial que fica mais claro.

a

Ooops, você deve ter percebido algo de errado na figura, ou talvez no emulador. A toolbar invadiu o espaço da system bar e ficou meio pra fora da tela. Tem algo errado.

Isso acontece porque o wizard do Android Studio gerou o código do CoordinatorLayout com o atributo android:fitsSystemWindows=”true” que faz com que este layout ocupe a tela inteira. Mas isso está errado. Esse atributo só deve ser usado no DrawerLayout e NavigationView, lá dentro da MainActivity. Pois somente na tela inicial vamos utilizar o Nav Drawer.

Então remova o código indicado em amarelo na figura:

  • app_bar_main.xml

Screen Shot 11-13-15 at 09.21 PM

Feito isso, o código deve funcionar conforme o esperado.

8) Scroll e o botão FAB.

Outro efeito interessante que é comum encontrar neste tipo de tela, é animar (show/hide) o botão FAB (Floating Action Button) durante a rolagem. Isso pode ser feito implementando uma classe de Behavior customizada, pois o CoordinatorLayout permite que seus filhos reajam ao efeito de scroll por meio desta classe de comportamento.

Já existe no projeto a classe ScrollAwareFABBehavior, portanto basta adicionar a seguinte linha no botão FAB no arquivo app_bar_main.xml:

app:layout_behavior=”br.com.devfestsul.planetas.utils.ScrollAwareFABBehavior”

Screen Shot 11-13-15 at 09.34 PM

Com esta alteração, quando rolar a lista, o botão FAB vai executar a animação definida no arquivo /res/anim/fab_out.xml. E quando a lista rolar novamente para cima, a animação contrária será executada /res/anim/fab_in.xml.

Você pode ver a animação no vídeo mostrado no início do tópico, e como você pode ver o botão FAB vai sumir ao fazer a rolagem da lista e depois vai aparecer novamente.

9) Efeito de rolagem na tela de detalhes.

No vídeo você pode ver que na tela de detalhes o app está mostrando a foto do planeta na Toolbar.

Este efeito é chamado na documentação do Material Design de Flexible space with image.

Para construir este layout, você deve organizar seu layout +- com estes componentes.

15.006

Mas este desenho assusta mais do que o necessário. Na prática é bem simples.

Eu já deixei no projeto a classe CollapsingToolbarActivity que já faz toda a mágica. E o arquivo /res/layout/activity_collapsing_toolbar.xml contém o layout descrito nesta figura.

Você está duvidando que é simples? Então vamos lá.

  1. Altere a classe PlanetaActivity para ser filha de CollapsingToolbarActivity .
  2. Depois copie o fonte do arquivo activity_collapsing_toolbar.xml para o arquivo activity_planeta.xml. Ou utilize o layout activity_collapsing_toolbar.xml.
  3. Chame o método initViews() dentro do método onCreate(bundle).

Confira como ficaram estas 3 alterações:

Screen Shot 11-13-15 at 09.57 PM

Ao executar o projeto e clicar no planeta Terra, o resultado será o seguinte:

No centro do layout a foto do planeta Terra será corretamente exibida, pois isso era o que a classe PlanetaFragment já fazia.

No layout da (AppBar / Toolbar / CollapsingToolbarLayout) está fixo um ImageView com a foto do planeta Marte.

terra

O que precisamos fazer é remover o ImageView do layout da classe PlanetaFragment. Isso deve ser feito tanto no layout XML quanto no código Java.

No arquivo fragment_planeta.xml basta comentar o ImageView como mostra nesta figura:

Screen Shot 11-13-15 at 10.07 PM

E no código da classe PlanetaFragment também remova o código do ImageView.

No lugar do ImageView, utilize o seguinte código (que vai setar a imagem diretamente na App Bar)

CollapsingToolbarActivity activity = (CollapsingToolbarActivity) getActivity();
activity.setAppBarImage(imgPlaneta);

Confira como ficou o código nesta figura:
Screen Shot 11-13-15 at 10.10 PM
Pronto! Execute o projeto e veja que a foto do planeta será mostrada no header da App Bar. E o melhor de tudo é que o scroll flexível já está funcionando. Você verá que afoto do planeta vai diminuir ou aumentar, conforme a rolagem é feita.

terra

10) Mostrando o nome do planeta na AppBar / Toolbar

Até o momento na tela de detalhes, o texto “Planetas” está fixo no header da CollapsingToolbarLayout, pois por padrão o nome do aplicativo é mostrado como título.

Para mostrar o nome do planeta no header, temos que passar o objeto Planeta como parâmetro para a próxima tela, pois atualmente estamos passando apenas o int que é a a referência ao recurso de uma imagem R.drawable.

Para passar parâmetros para a outra tela podemos fazer a classe Planeta implementar a interface Serializable, ou melhor ainda interface Parcelable (que é mais performática). Mas como implementar a interface Parcelable não é simples, vamos utilizar a lib parcels (já adicionada no build.gradle).

Para isso, adicione a anotação @Parcel na classe Planeta conforme indicado na figura.

Screen Shot 11-13-15 at 10.54 PM 001

Na classe PlanetaListFragment vamos trocar a forma de passar parâmetro de:

intent.putExtra("imgPlaneta", p.img);

Para:

intent.putExtra("planeta", Parcels.wrap(p));

Neste caso a classe Parcels faz a mágica de converter o objeto planeta para o tipo Parcelable.

A figura baixo mostra a alteração:
Screen Shot 11-13-15 at 10.59 PM
Na classe PlanetaFragment precisamos ler o objeto Planeta, portanto utilize o código abaixo. Neste caso a foto e o nome do planeta são mostrados na App Bar.

Planeta p = Parcels.unwrap(getArguments().getParcelable("planeta"));
if (p != null) {
	CollapsingToolbarActivity activity = (CollapsingToolbarActivity) getActivity();
	activity.setAppBarImage(p.img);
	activity.setAppBarTitle(p.nome);
}

Para sua validação, a figura abaixo mostra como o código tem que ficar:

Screen Shot 11-13-15 at 11.02 PM
Ao executar o projeto novamente veja que tanto a foto quanto o título do planeta aparecem na App Bar. Na prática este é o espaço do CollapsingToolbarLayout.

O nome CollapsingToolbarLayout é um tanto quanto sugestivo certo?

terra
11) Paleta de cores

Para melhorar ainda mais a brincadeira, vamos brincar com a paleta de cores. O objetivo é extrair a cor da foto do planeta e pintar o fundo da App Bar com esta cor.

Por exemplo, o fundo do planeta Terra ficará azul, mas do planeta Marte ficará meio laranja.

Esta parte é simples, portanto só copie o código do github:

https://github.com/rlecheta/DevFestSul2015/blob/master/Planetas/app/src/main/java/br/com/devfestsul/planetas/fragments/PlanetaFragment.java

Neste código a classe Palette é responsável por fazer a extração da cor. Veja que adicionamos esta biblitoteca no build.gradle no início do tutorial.

Screen Shot 11-13-15 at 11.11 PM

Na figura eu marquei com uma seta dois métodos da classe CollapsingToolbarLayout:

O método setBackgroundColor(color) define a cor de fundo extraída da figura.

O método setContentScrimColor(color) define a cor usada pela toolbar, quando a imagem é contraída. O código extrai a variação escura “dark” para esta cor. No vídeo fica bem claro a diferença de cores.

Você verá que no código também estou pintando cada TextView da tela do planeta com uma cor diferente, todas extraídas da foto por meio da paleta de cores. Por isso deixei 6 TextViews no layout.

12) Botão FAB na CollapsingToolbarLayout

Para fechar o tutorial, adicione este botão FAB no layout da tela do planeta. Veja que ele é ancorado na App Bar.

Screen Shot 11-13-15 at 11.28 PM

Ao executar o projeto, você verá o botão FAB com o símbolo de (+) na App Bar. Ele está lá pois o atributo layout_anchor (âncora) foi definido na App Bar. Simples não é? E o melhor de tudo, é que o botão FAB vai animar automaticamente durante a rolagem.

mais
É isso pessoal, espero que este tutorial tenha ajudado alguém, qualquer dúvida é só entrar em contato. Abs.

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