Monthly Archives: março 2016

Livro Android Essencial

Posted by rlecheta on março 15, 2016
Android, Livro Android, Livros / 20 Comments

Olá pessoal,

Foi lançado meu livro Android Essencial  :-).

Esse post é para explicar meu objetivo ao escrevê-lo e qual a diferença com o Livro Android 5ª  edição “a bíblia”.

Android Essencial (384 páginas) é um resumo do livro Google Android, 5ª edição (1.072 páginas).

“Para quem tem o Google Android 5ª edição, não precisa ler esse. Como eu falei o essencial é um resumo da 5ª edição.”

capa_android_essencial

Para começar a explicação, vamos ler o texto que está na capa do livro:

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, e o objetivo deste livro é apresentar ao leitor os conceitos essenciais do desenvolvimento de aplicativos para Android, por meio de uma explicação simples e prática.

Android Essencial é um resumo do livro Google Android, 5ª edição, com o objetivo de prepará-lo rapidamente para o mercado. É para leitores que não querem rodeios e precisam aprender logo, seja por questões de estudos ou por uma necessidade de trabalho.

Este livro utiliza o Android Studio, é focado nas boas práticas de interface do Google e do Material Design, e oferece uma abordagem prática direcionada ao desenvolvimento de aplicativos. Durante a leitura você vai desenvolver um aplicativo completo, com boa usabilidade de interface e com acesso a web services e banco de dados, além de utilizar recursos de multimídia e mapas.

O livro também apresenta capítulos resumidos dos principais conceitos da arquitetura do Android, como notificações, intents, broadcast receivers, services, alarmes, mensagens de push, câmera e fotos.

Depois de ler o livro Android Essencial você terá um bom entendimento sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android.

O que me levou a escrever o livro foram várias coisas:

  1. Eu precisava de uma forma rápida de treinar novos integrantes da Livetouch. Penso que o livro Google Android 5ª edição precisa ser lido por alguém que queira apavorar no desenvolvimento de apps, mas por ter + de 1.000 páginas ele não era um curso relâmpago, como muitas vezes tenho necessidade. O livro Android Essencial surgiu para isso, penso em usá-lo para treinar rapidamente os novos recursos da empresa, assim como usar em cursos pessoais, cursos na Novatec, e até como guia na Pós Graduação de Dispositivos Móveis e Computação em Nuvem que ministro na Universidade Positivo.
  2. Por ser um resumo do Google Android 5ª edição, o livro é essencial para aprender Android rapidamente, pelo menos o básico e pode ser usado como guia em cursos. Também foi uma ideia da editora Novatec.
  3. O livro Android Essencial tem um custo mais baixo, então também tivemos a ideia de oferecer uma opção de custo mais acessível para quem não pode comprar a 5ª edição.
  4. Outro fator que me levou a escrever, foi ter identificado que muitas pessoas, inclusive devs bons de Android não chegam a ler o livro 5ª edição inteiro. Eu fiz capítulos avançados sobre Threads e várias coisas que percebo que muitos devs não chegam a ler. O mesmo acontece com capítulos como Bluetooth, Gestos, Wear, etc.. É o tipo de assunto que o leitor pode ler ou pesquisar quando ele tiver a necessidade (quando for usar na prática).. mas muitas vezes o que acontece é que o leitor precisa aprender o essencial que é: Instalar Android Studio, criar um projeto e executar no Android/Emulador, criar interfaces (formulários, listas), web services, banco de dados, vídeo, mapa, e é isso!
  5. Sabendo esse básico do desenvolvimento já é suficiente para muitos devs, principalmente aqueles que não vão a fundo. Esse é o caso daquela estudante que precisa fazer o TCC correndo, vai estudar Android rápido e talvez nunca mais.

Creio que é isso pessoal.

Em minha opinião, se você quer um livro de custo mais acessível e quer aprender o básico rápido (android studio, criar telas, listas, web services, banco de dados, mapas, GPS, vídeo, foto, push, etc) e dar um tapa nos conceitos principais (intents, services, receiver, notifications), esse livro é um bom ponto de partida.

Depois de ler o livro Android Essencial você terá um bom entendimento sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android, e então você decidirá o caminho a seguir!

Se seu objetivo foi aprender o “essencial” e se sentir satisfeito com o conteúdo, ótimo :-). Penso que vai ser o caso de muitos estudantes que precisam fazer o TCC :-). Mas se você for um desenvolvedor que vai trabalhar com Android todos os dias, recomendo ir mais a fundo. Tendo essa necessidade, você poderá complementar a leitura com o livro Google Android 5ª edição, ou a própria documentação oficial.

Lembre-se: O livro Android Essencial (384 páginas) é um resumo do Google Android 5ª edição (1.072 páginas).