Monthly Archives: maio 2018

Livro Google Android vs Android Essencial

Posted by rlecheta on maio 25, 2018
Livro Android / Comentários desativados em Livro Google Android vs Android Essencial

Olá pessoal, tenho uma notícia boa e outra ruim, qual vamos primeiro? rsrs

A ruim, é que o livro Google Android 5ed chegou ao fim de sua jornada. Ele foi lançado em 2008 (10 anos atrás) nos primórdios do Android, quando nem sequer existia um celular Android no Brasil. Muitas pessoas na época criticaram e falaram que o Android não iria vingar (na época fazíamos apps em J2ME, BlackBerry, PocketPC rsrs).. mas o resultado disso já sabemos, o Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo e está disponível para diversas plataformas, como smartphones e tablets, TV (Google TV), relógios (Android Wear), carros (Android Auto) etc.

A 1a edição deste livro, escrevi apenas testando o SDK no emulador… fui conhecer um celular Android apenas no meu primeiro curso que ministrei na TempoReal Eventos, pois um aluno tinha ido aos EUA e comprado o famoso G1, o primeiro celular com Android.

Mas vamos a notícia boa rsrs… vou continuar meus esforços em ensinar Android com 2 livros:

  1. Android Essencial: livro escrito em Java
  2. Android Essencial com Kotlin: idem o livro acima, escrito em Kotlin.

Ambos os livros vão receber uma 2a ed atualizada, recém revisadas logo depois do Google I/O 2018. De diferente da 1a edição é que foi incluído um capítulo sobre a famosa lib RxAndroid, muito utilizada atualmente no mercado, e um capítulo sobre Push Notifications com Firebase.

E o que me levou a tomar essa decisão?

Bom, primeiramente o livro Google Android é muito grande, possui mais de 1000 páginas :-), então revisá-lo não era nada fácil, ainda mais que sempre temos mudanças no SDK, APIs, etc.

Mesmo assim, sempre defendi a ideia de que o livro deveria ensinar os conceitos principais do Android, pois com isso, o leitor conseguiria continuar os estudos e seguir sua jornada como desenvolvedor. Mas mesmo assim, não era fácil atualizar o livro, pois sempre mudava alguma coisa.

O segundo grande motivo de parar o livro Google Android é que ele tinha capítulos avançados que percebi que não eram tão lidos, vejo isso pelos emails que recebo e inclusive com vários devs que trabalham comigo na Livetouch.  Capítulos como sensores, bluetooth, salvar estado, threads avançados, etc muitas vezes nem eram lidos, já alguns capítulos como Wear, etc, sempre davam trabalho para manter pois a API mudava.

E como muitos leitores sabem, faz tempo que tento desenvolver um aplicativo passo a passo durante o livro, o famoso app dos Carros, que tem várias funcionalidades encontradas em aplicativos reais como:

  1. Interface de tela utilizando padrões do Google e Material Design
  2. Consulta em Web Services.
  3. Os livros Android Essencial mostram como listar os carros, e também como salvar/atualizar/deletar os carros do servidor utilizando o web service;
  4. Também é mostrado como tirar fotos com a câmera e fazer o upload para o servidor;
  5. O aplicativo tem uma funcionalidade de favoritar os carros, para demonstrar como utilizar o banco de dados no aplicativo;
  6. Tudo isso com libs modernas como OkHttp, Retrofit e Room, todas consagradas pelo mercado;
  7. O aplicativo também possui funcionalidades de mostrar mapas, vídeos, etc.

Tenho certeza de que desenvolver este projeto durante a leitura do livro é um grande começo para você se tornar um desenvolvedor Android.

Fora tudo isso ambos os livros Android Essencial (Java e Kotlin) possuem vários capítulos extras que explicam tudo o que você precisa saber para desenvolver aplicativos, como:

  • Criar interfaces ricas e navegação de telas
  • Componentes visuais do Material Design
  • Boas práticas de desenvolvimento
  • Web Services
  • Bancos de Dados
  • Threads
  • Como executar serviços em background no Android – Services e BroadcastReceiver
  • Alarmes para agendar tarefas
  • Push Notifications com Firebase
  • Multimidia: vídeo, áudio, câmera
  • Mapas e Localização (GPS)
  • Notificações
  • Google Play
  • E diversas dicas sobre o desenvolvimento para Android durante o livro.

Então é isso, tenho plena convicção que o livro Android Essencial (Java ou Kotlin) cumprirá muito bem o papel de ensinar Android.

O Essencial é um livro enxuto e que vai direto ao assunto, mas ao mesmo tempo é rico em detalhes, e como o nome já diz, traz o Essencial para você se tornar um desenvolvedor Android.

Por experiência, posso afirmar que na Livetouch entram estagiários sem conhecimento em Android e em questão de 2 a 4 semanas estão programando, pois o primeiro treinamento que recebem é ler o livro. Depois é claro que continuam os estudos, metodologias, técnicas avançadas, libs, etc, mas isso é normal.

Então por hoje, isso é tudo pessoal 🙂

Para finalizar, gostaria de agradecer todo o feedback que sempre recebi de meus leitores durante todos estes anos. Recebo muitos emails, mensagens no Facebook, etc, que sempre me motivaram a continuar escrevendo, obrigado!

Abraços!