Livro Google Android 5ª edição

Posted by rlecheta on novembro 26, 2015
Android, Livro Android, Livros

Olá pessoal, foi lançado o livro Google Android 5ª edição 🙂

Esta edição foi lançada (5 meses depois do lançamento da 4ª), e este post é só para tranquilizar quem possui a 4ª edição.

Quem acompanhou o processo de escrita do livro sabe, que um livro de +- 1.000 páginas demora bastante para sair do forno, e na reta final do lançamento (2 semanas antes) teve o Google I/O 2015. Neste evento o Google lançou a lib do Material Design.

Então nas últimas 2 semanas do lançamento da 4ª edição, foi uma correria para eu atualizar o livro e felizmente deu tempo de atualizar muita coisa, como por exemplo:

  • Explicações de Material Design
  • Layout com Tabs
  • Floating Action Button (FAB)
  • SnackBar
  • Animações de transições entre activities

Enfim, é a última vez que atualizo antes do Google I/O rsrs..

Mas nessa atualização de última hora, ficaram dois assuntos de fora, pois não tive tempo.

1ª) Navigation Drawer (menu lateral). Na 4ª edição foi explicado um fragment que gerava o menu lateral. Este fragment foi baseado no template que o próprio Android Studio criava na época.

Na 5ª edição foi alterado para usar o NavigationView, que é o novo componente do Google para criar o menu lateral.

Mas não se preocupe, pois esse componente é muito simples e fiz um tutorial para você entender ele aqui. Assim você não perde nada 🙂

NavigationView – A nova view para criar o Navigation Drawer

2ª) A outra alteração na verdade é uma “adição” de conteúdo. No final do capítulo 15 adicionei uma explicação referente a como criar animações na toolbar durante a rolagem da lista (algo bem comum nos aplicativos atualmente).

Estou falando destas animações na toolbar quando você rola a tela para cima e para baixo:

Este item é um conteúdo novo, portanto não descarta nada do que você aprendeu na 4ª edição.

Sobre estas técnicas de rolagem do Material Design, fiz um tutorial passo a passo bem simples que mostra como aplicá-las em uma tela com uma lista de planetas.

Então recomendo você ver esse post abaixo para complementar seus estudos e aprender à criar estes efeitos. Se você leu meu livro deve estar com um conhecimento bom de Android, então vai tirar este tutorial de letra.

GDG DevFest Sul 2015 – Animações na Toolbar


Bom pessoal, não quero me estender muito, pois foi só isso que mudou na 5ª edição.

Quando fui fazer uma revisão para uma nova impressão do livro, acabei escrevendo demais e o número de páginas do livro mudou. O resultado foi que a editora teve que lançar uma nova edição.

Então quem comprou a 4ª edição, podem ficar tranquilos, pelos motivos já explicados acima.

As vezes é complicado acompanhar tantas mudanças, mas fazemos o possível 🙂

E quem tem o livro sabe onde encontrar o código-fonte… Então qualquer dúvida é só dar uma espiada no fonte dos carros da 5ª edição que você vai ver o projeto completo lá 🙂

Qualquer dúvida, estou a disposição como sempre.

abraços

117 Comments to Livro Google Android 5ª edição

  • Olá! gostaria de saber se seu livro também pode ser obtido em formatos digitais (PDF, epub). Se sim também seria interessante saber se há uma boa diferença de preço. Na oportunidade gostaria de saber se alguma política de descontos para professores ou alunos de instituições públicas de ensino. Desde já agradeço a atenção.

  • Tem previsão de lancamento da 6ª edição ?
    Eu adquiri a 2ª versão, e vi que tem varias outras coisas novas.

    • Oi Ueder, no momento não. Creio que talvez somente final do ano ou início de 2017. Tem que esperar ter grandes mudanças no Android que valham a pena uma nova edição. No momento o livro está super atualizado. Obrigado pelo interesse 🙂

  • Acabei de comprar o livro, espero obter varios resultados com a Leitura. Estou em processo de escrita de Tcc, e irei usa-lo como referencial teorico. Volto depois para mais comentários, assim que chegar. 😉

    • Oi Carlos, essa questão é com a Novatec, eu apenas escrevo os livros. Pelo que sei ainda não vão disponibilizar ebooks, espero que possa comprar o impresso mesmo 🙂 Tenho certeza de que vai gostar.

  • Olá, Ricardo. Tenho a 3ª edição do seu livro e ela usa o Eclipse para desenvolver. No entanto o Eclipse perdeu o suporte e na faculdade estou sendo orientada a utilizar o AndroidStudio. Na quarta e quinta edição você mudou para o AndroidStudio ou os exemplos continuam no Eclipse?

    • Oi Camila, obrigado pelo interesse no livro. Desde a 4ª edição o livro é feito em Android Studio sim. Recomendo comprara 5ª pois está mais nova. Qualquer dúvida avise.

    • Oi Caio, este código a novatec faz para o lançamento, não vale mais. Mas tem o código “lecheta” que te da 20%, espero que ajude 🙂

  • Ricardo, fiz um curso de Java e Android pelo Youtube. Já consigo desenvolver um app e popular no mobile. Mas gostaria de me aprofundar consumindo webservices… Este é um livro para mim? Obrigado…

    • Oi Silvio, web services é um assunto meio fácil… O lado mobile é simples, pois é só fazer a request, ler o JSON em objeto e boa.. Tem um cap disso no livro sim. Se só precisar disso, leia o Android Essencial que é mais resumido. Meu livro de Web Services REST é muito bom para aprender a criar web services no servidor, e consumí-los no client.. Recomendo também se tiver dúvidas sobre web services.

  • Ricardo, eu tenho a 3a edição e gostaria de adquirir a 5a edição. Mas o momento está um tanto ruim pra mim ($). Existe algum desconto para quem já tem uma edição anterior? Caso não haja, qual a loja que você recomenda para adquirir o seu livro, neste momento? Obrigado!

    • Oi Wagner, obrigado pelo interesse no livro. Eu não vendo os livros então não acompanho essa parte. Só sei que no site da Novatec tem o código “lecheta” que da desconto de 20% ou 25% nos meus livros. Espero que ajude. Outra opção para você é comprar o livro Android Essencial, que é menor e mais em conta, mas fala sobre Material Design e tem o desenv passo a passo do projeto dos carros. A não ser que queira mesmo a 5a edição, pois ela tem capítulos avançados e capítulos de Gradle, Google Wear, etc.

  • Olá Ricardo! Estou pensando em comprar o seu livro mas queria saber qual é o projeto de app desenvolvido no seu livro Google Android. Desde já agradeço a atenção!

  • Boa tarde!
    Parabéns pelo Livro, conteúdo esta muito legal mesmo, esse é o segundo livro q comprei, e admiro seu trabalho.

    na pag 414, metodo setupNavDrawer() você chama NavDrawerUtil.setHeaderValues(…) // sua Lib

    **
    * Created by ricardo on 08/08/15.
    */
    public class NavDrawerUtil {
    public static void setHeaderValues(View navDrawerView, int listViewContainerId, int imgNavDrawerHeaderId, int imgUserUserPhotoId, int stringNavUserName, int stringNavUserEmail) {

    View view = navDrawerView.findViewById(listViewContainerId);
    if(view == null) {
    return;

    Quando estive debugando deparei com o problema da View estar sempre nula , ela entra na condição e retorna vazio não dando continuidade no codigo, até pq iria da erro ok!

    Esse codigo acima está na LIB q eu baixei pelo repositorio indicado no Livro.

    Não consegui identificar o erro, o código da pag 413/414 eu digitei e analisei se não tinha nada errado e vi q de fato estava ok.

    Mas ai depois fui no seu github e peguei codigo BaseActivity.java e colei aq no meu, só tirei as Intents/startActivity dos menus e deu certo, vi q vc alterou a implementação para popular o navigatorView e a maneira de obter a view

    View headerView = navView.getHeaderView(0);
    // View headerView = navView.findViewById(R.id.containerNavDrawerListViewHeader);

    Porque quando passamos o id do componente conforme o código comentado acima não deu certo da outra maneira pegando o elemento 0 (primeiro) deu certo no código acima?

    • Oi Thiago.

      Sim, precisei mudar a forma de setar os valores no NavigationView pois o Google mudou a implementação da lib. É como vc já descobriu mesmo.

      Lá no git está correto.

      Não tive tempo de postar algo explicando isso pra todos..

      obrigado por acompanhar meu trabalho, qualquer coisa avise.

  • CARA ESSE LIVRO SERVE PARA UMA PESSOA QUE NÃO SABE DE NADA DE ANDROID MAS NADA MESMO, SABE AQUELA PESSOA QUE NÃO SABE NENHUM CODIGO DE ANDROID NEM DE NADA, ENTENDE UM LIVRO PRA QUEM NÃO SABE DE NADA MAS NADA MESMO DE ANDROID, ENTÃO ESSE LIVRO SERVE ???

    • Oi Giovani. O livro vai do básico ao avançado e é bem passo a passo. Se vc conhecer o básico de programação e Java é tranquilo de ler. abs.

  • A 5 edição ja contempla como desenvolver no Android Studio ou ainda está com Eclipse? Para quem nunca desenvolveu com Android, explica o basico? Onde posso ver o indice?

  • Bom dia, o livro Google Android é excelente mas sinto falta de uma versão eBook. Tenho o livro e deixo em casa pois é um volume e tanto. Se tivesse uma versão eBook seria uma maravilha.

  • bom dia!
    boa tarde!
    boa noite!

    eu comprei a 4º edição assim que saiu e agora com a 5º trazendo novidades, eu fiquei curioso para saber, porem não estou afim de ficar com dois livro quase que idênticos…

    então gostaria de ficar por dento das novidades !
    agradeço ótimo trabalho que inclusive me ajudou muito!

  • Boa tarde,
    Queria tirar uma duvida. O seu livro explica sobre reconhecimento de voz e transformar texto p audio ?
    Pois pelo que vi o sumario ele e bem atualizado e não e um livro que e apenas tradução de algum livro.

    Att,

    • Oi Diogo, este é um assunto avançado, mas o livro explica o básico sobre isso sim. Eu mostro como reconhecer comandos de voz no Android (voz para texto), e o contrário que é fazer o Android falar (texto para voz). O livro não é traduzido não, veio tudo da minha cabeça 🙂

  • olá, queria saber vale a pena comprar todas as edições, ou já pular pra 5? sobre utilização de bluetooth em app fala alguma coisa lá?

    • Oi Joanir, nao precisa comprar todas as edicoes.. a ultima edição traz sempre tudo que vc precisa 🙂

  • Ótimo livro. Tenho vários curso de Android e acesso a livro do Deitel. E nenhum chega perto com o Google Android. O livro explica praticamente tudo.
    Não e igual os curso que so copia e cola e fala um pouco do assunto. O livro explica tudo.
    So achei o livro enorme !
    O que senti falta foi o Barcode que a google disponibilizou.

    So espero com esse livro consigo fazer meu TCC.

  • Boa noite, sou estudante de engenharia e estava a fim de aprender a criar aplicativos para android que possam ser utilizados no ensino, como uma calculadora para cálculos iterativos. Gostaria de saber se com o livro eu teria uma base boa para aprender essa parte de criação. Desde já, obrigado pela atenção.

  • Olá Ricardo, eu tenho a 2a. edição do livro e estou pretendendo comprar a 5a. edição. Entretanto, tenho receio que saia uma nova edição do livro ainda este ano. Isso está previsto? Desde já, agradeço a atenção.

    • Oi Carlos, obrigado por acompanhar meu trabalho

      Esse ano não teremos uma nova edição. Vou começar a ver isso fim do ano, para talvez lançar somente ano que vem.

      O livro já está bem atualizado e tem poucas mudanças. Qualquer dúvida avise 🙂

      • Ok Ricardo, obrigado pela agilidade no feedback. Tenho acompanhado seu trabalho a longa data. Aliás, excelente trabalho. Grande abraço.

  • Estou pensando em comprar a 5ª edição do livro, só que, “recentemente” comprei a 3 edição e em questão de dias foi lançada a 4ª e em seguida a 5ª.

    Não estou afim de passar por isso novamente…
    Além de não ter ebook, não existir preço diferenciado para quem já tem a edição anterior…
    Veja, eu já comprei a 1ª edição, 3ª edição e não há tanto conteúdo novo assim que justifique pagar por um livro INTEIRO a cada 6 meses…

    Do resto o livro é muito bom.

    Então, vou comprar a 5ª e antes de chegar o livro vai ter a 6ª?

    • Oi Leandro, obrigado pelo feedback.

      Gostei da frase “o livro é muito bom” rsrs

      Pelo desculpas se alguma edição te trouxe problema, mas tenta compreender que o Android evolui muito rapidamente.

      É sempre um grande trabalho “atualizar” ou “não atualizar” o livro.

      Sobre a 6ª edição, pretendo começar algo apenas ano que vem. Não tem nada programado para esse ano.

      Da 4ª para a 5ª edição, peço desculpas pois foi um erro meu. O livro foi lançado pouco antes do Google I/O, onde o Google mudou algumas coisas e criou libs de Material Design.
      Então precisei fazer essa atualização. Porém expliquei todas estas diferenças aqui neste post. Inclusive postei tutorial de como fazer o Menu Lateral que era
      uma das difereças, e também todo o código sempre está disponível no github.

      Veja só como é, recentemente o Google deixou “deprecated” os envios de mensagem Push pelo GCM, e lançou a nova integração com o Firebase.

      Isso já deixa até a 5ª edição um pouco desatualizada. Mas para evitar uma atualização agora, publiquei um tutorial sobre enviar mensagens de Push com Firebase aqui.

      http://ricardolecheta.com.br/?p=862

      Bom é isso 🙂 É difícil acompanhar tantas mudanças, grato pela compreensão pois eu sempre tento trazer o melhor livro e mais atualizado pros meus leitores.

  • Bom dia!

    Assim como muitos aqui estou na segunda edição deste livro que ainda foca na aplicação através do eclipse mas estou buscando uma explicação atualizada agora dentro dos conceitos do Android Studio estou querendo comprar essa quinta edição sabe me dizer se seu código promocional “lecheta” ainda está funcionando infelizmente eu estou tentando fazer a compra mais subiu muito o preço em relação a segunda edição.

    Abraços

    • Oi Flavio, obrigado pelo interesse no livro. O código “lecheta” ainda funciona sim. Qualquer coisa me avisa, abs.

  • Ricardo, bom dia.

    Pesquisando com calma vi o seu post sobre as diferenças do ANDROID GOOGLE e ANDROID ESSENCIAL, no meu caso me interessei muito pelo ANDROID GOOGLE, no entanto como mencionou o ESSENCIAL é ideal para quem quer fazer um TCC rápido… preciso aprender em 3 meses para desenvolver uma aplicação mista (web + nativo)atualmente só conheco programação java core.

    Como tenho pouco tempo mas queria futuramente me aprofundar nos estudos queria saber se na GOOGLE ANDROID o projeto desenvolvido requer a leitura de todo o livro ou é só uma parte de maneira que possa deixar partes de leitura como WEAR, GOOGLE TV por exemplo para um segundo momento?

    Minha preocupação é o desenvolvimento ocorrer ao longo das 1072 paginas e não ter como ficar fazer o projeto sem a leitura completa.

    Muito obrigado

    abraço

    • Oi Flavio, no livro 5e o aplicativo dos carros é construído até a metade do livro +-. Nos primeiros capítulos tem mais exemplos que o livro Essencial também. Da metade do livro para frente, o 5e tem muito mais assunto, pois é mais avançado. A vantagem do Essencial é aprender o básico rapidamente e o custo mais acessível. Abraço.

  • Você pretende lançar uma nova edição em breve?
    Para quem já tem o livro na 3ª edição edição compensa mais adquirir a 5ª ou o “livro Resumido”?

    Obrigado

    • Oi Leandro, sim pois no Essencial tem toda a parte de Material Design e o app dos carros. O resto que é Services, Receiver, etc já foi explicado no 3a. Se você já leu a 3a deve ser bom no Android então é só dar uma atualizada. É claro que tem assuntos avançados na 5ed, tem também Gradle e Wear, mas dae é com você escolher. abs.

      • Certo, me tira mais uma dúvida.
        O resumido é resumido mesmo ou é a 5ª edição com menos conteúdo.

        Por exemplo, se eu comprar a 5ª e ler apenas os tópicos citados no livro resumido eu conseguiria terminar o projeto dos carros ou eu teria que ler um pouco mais na 5ª edição?
        Resumidamente: Eu consigo ler o 5ª de forma resumida e terminar o projeto sem ter problemas por ter pulado “algumas folhas”.

        E quanto a questão de novo lançamento, tem previsão de quando seria para que eu aguarde a 6ª ou compre na 5ª edição.
        Seria muito chato eu comprar a 5ª e em questão de meses lançar a 6ª. Ficaria chateado e o dinheiro tá curto.
        Obrigado.

        • Oi Leandro, não tenho previsão sobre a 6ª edição. Vou começar a ver isso ano que vem. Até lá tenho que ver o que vai mudar no Android.

          O essencial é um resumo dos primeiros capítulos do 5ed, e tem mais algumas coisas como câmera, mapas e gps.

          Sobre a 5ed, sim você pode ler +_ até a metade para fazer o app dos carros. Mas se está interessado no app dos carros eu recomendo o Essencial, até porque você está preocupado em no futuro atualizar para a 6a.

          É isso abs 🙂

  • Seria bom se você fizesse livros sobre desenvolvimento Java Web, .Net e Ruby on Rails.
    Seus livros são excelentes e acredito que fariam muito sucesso.
    Sua didática deixaria os outros livros que estão no mercado para trás!
    Pense nisso 😉

    • Obrigado pelo feedback Leandro. Sobre Java Web fiz o livro sobre RESTful, já deu uma olhada? É bem específico sobre como criar Web Services e criar serviços na nuvem do Google… Não tem parte Web como HTML, css, etc… Mas já é um começo 🙂

      • você há de concordar que os apps mobile estão muito conectados a web, tanto por meio de webservices quanto interfaces web mesmo.
        Então, se vc um dia fizesse um livro de web , seria um complemento enorme para o aprendizado e melhoria técnica de milhares de pessoas.
        Fora que seus livros são bons e eu sempre recomendo seus livros pela qualidade estilo livro estrangeiro, só que é nacional.

        • Oi Leandro, sim concordo. Web e mobile andam juntos..
          Que assuntos você gostaria de ver em um livro desses? Explicar HTML, css? Explicar o que é GET/POST e o básico sobre passar parâmetros para uma URL? Criar web services? Fazer telas de cadastro, telas de login na web, explicar o controle de sessão da web? Seria algo assim?

          • “Explicar HTML, css? Explicar o que é GET/POST e o básico sobre passar parâmetros para uma URL? Criar web services? Fazer telas de cadastro, telas de login na web, explicar o controle de sessão da web? Seria algo assim?”

            Sim, explicar como criar um sistema WEB e criar Webservices (sim, vc fez um livro detalhando disso).

            A criação de um sistema completo web:
            Cadastro, alteração, consulta, sessão, envio de e-mail, upload de arquivos dentro do site (ex. subir imagem do avatar de usuário), hospedagem, configuração básica do servidor.
            Seria interessante as práticas “mais modernas”, o site ser responsivo para mobile.
            Sim, explciar um pouco de css, java script, ?algum framework?.

            Enfim, um site completo para que o leitor tenha condições técnicas de criar um site qualquer.
            Assim como quem lê o livro completo de Android fica com conhecimentos completos para o que der e vier em termos de app.

            Seu livro seria um enorme sucesso.
            Você é um dos poucos autores que conseguem realmente ensinar através de livros.
            As suas técnicas são excelentes e sua obra consegue transmitir o conhecimento.
            Os exemplos são bons e baseados no uso real.
            Não tem muito blá,blá,blá nos livros, só informação;

            Estou cheio de livros com exemplos que só funcionam no cenário simplificado do livro e deixam a desejar nos problemas reais.

            Acho que se fizesse um livro utilizando tecnologias /ferramentas gratuitas seria um enorme sucesso.

  • Ricardo boa noite.

    Queria uma opinião sua. Atualmente com Android Studio na versão 2 e o livro faz referência a primeira versão é melhor estudar através da primeira versão do aplicativo e estudar posteriormente as novidades do 2?

    Obrigado

  • Ricardo, bom dia.

    Comecei a ler seu livro e o pouco que ja comecei a ler já estou achando show de bola a didática utilizada! Parabens e obrigado por esse presente que deu a comunidade brasileira de desenvolvimento!

    sei que não é seu foco, mas talvez saiba indicar por causa da empresa Lifetouch. Estou buscando algum livro o qual aborde aspectos como estratégia de marketing, visual, necessidades de usuários, etc mas algo que foque em app mobile. O objetivo é justamente poder realmente trazer app com qualidade diferenciada. App no google play vemos aos montes mas muitos ou são furada ou são visualmente bem ruins, etc.

    Não sei se consegui explicar bem a ideia… rsrs

    Abraços

    • Oi Flavio, essa parte de marketing não é comigo. Mas referente a parte visual para criar apps recomendo devorar todo o site do Google Design e Material Design, abs.

    • Oi Thiago, no momento não. Acredito que o livro já esteja bem completo. Provavelmente mesmo na 7ed eu vá adicionar bem pouco conteúdo novo, e vou focar mais nos ajustes de coisas que o Google muda. Uma das coisas que mudou foi a parte de envio de mensagens Push, mas isso eu postei 2 tutoriais aqui no site sobre o Firebase para ajudar. Fora isso ainda não comecei nenhum trabalho para a próxima edição, começarei a ver isso apenas ano que vem.

  • Ricardo, boa tarde.

    Dei uma sumida mas aqui estou novamente, firme e forte nos estudos do seu livro.

    Notei que na programação ANDROID é muito comum passar o parametro Context, mas vou ser sincero que estou bastante confuso em entender qual exatamente é a finalidade do context dentro das aplicações. Queria saber se no seu livro tem alguma explicação mais detalhada que não consegue achar?

    Queria tentar entender de que maneira o Android “le” esse parametro e como ele o aplica. Tem alguma sugestão de leitura ?

    Obrigado Abraços

    • Oi Flavio, no livro nao tem uma explicação detalhada disso, aliás nem em lugar nenhum. O Contexto é o lugar onde vc está, pode ser a activity, service, receiver etc, eles sao um Contexto. Ao passar parametros para os métodos o Android usa isso.. Por exemplo se vc quer usar o getString() precisa do context, e por aí vai. Eu sei que é chato, mas fazer o que.

  • Lecheta libera um pdf das versões anteriores pra gente, quando sair a nova versão com novidades vamos correndo comprar baseado nas versões antigas liberadas.

    • Oi Tadeu, quem vende é a editora Novatec. Tenho contrato com eles não posso dar nenhum pdf. Eu apenas escrevo 🙂

  • Achei a 4 edição por um preço que posso pagar. Você ainda recomenda comprá-la? Ou quanto tempo de estudo com a 4 edição é recomendável já que a 5 está a um bom temo no mercado?

  • Ricardo, boa tarde.

    Não sei ao certo se isso se trata de um erro ou não inclusive me desculpa também se alguem já falou a respeito ou se a idéia era justamente demonstrar a mudança que é abordado na NOTA abaixo do código…

    Na página 272 do Livro é colocado o seguinte código:

    public class PlanetaFragment extends Fragment {
    @Override
    public View onCreateView(LayoutInflater inflater, ViewGroup container,Bundle savedInstanceState) {
    View view = inflater.inflate(R.layout.fragment_planeta, container, false);
    if(getArguments() != null) {
    String planeta = getArguments().getString(“planeta”);
    setPlaneta(planeta);
    }
    return view;
    }
    @Override
    public void onActivityCreated(@Nullable Bundle savedInstanceState) {
    super.onActivityCreated(savedInstanceState);
    if(getArguments() != null) {
    String planeta = getArguments().getString(“planeta”);
    setPlaneta(planeta);
    }
    }
    public void setPlaneta(String planeta) {
    TextView text = (TextView) getView().findViewById(R.id.text);
    text.setText(“Fragment Planeta: ” + planeta);
    }
    }

    no qual quando executado o SetPlaneta no OnCreateView gera justamente o NullPointerException por causa do getView(), sendo o mesmo só poderia ser executado no onActivityCreated. Tendo estes 2 IFs o código nunca chega a entrar neste segundo método por dar erro.

    Abraços

    Atenciosamente

    Flavio Diggelmann

  • Oi Ricardo, boa tarde!
    Estou pensando em comprar 5ª edição do do seu livro, mas antes disso, gostaria de saber se a 6ª edição está próxima. Se estiver, eu pretendo esperar. A não ser que você julgue não serão mudanças significativas.
    Abraço,

    • Oi Jorge, obrigado pelo interesse no livro, espero que goste. Pretendo lançar a 6a ed apenas depois do Google I/O 2017, lá pela metade do ano que vem.

  • Bom dia.

    Estou interessado no livro google android 5 edicao. Infelizmente nao existe em formato digital (pelo que saiba) e estou fora do Brasil. O ricardo tem conhecimento de alguma livraria que possa fazer frete para Mocambique.

    Cumprimentos

  • Olá, Ricardo

    Tenho algumas dúvidas referentes a versão resumida e sobre futuras edições. Primeiro, gostaria de saber se o Livro Android Essencial também é explicado em torno de projetos ou se “somente” demonstra conceitos. Segundo, você recomendaria comprar o Essencial ou esperar uma próxima edição do livro?

    Agradeço desde já..

    • Oi Marcelo, o essencial é um resumo da 5ed, tem o básico de Android + o app dos carros. A proxima edicao sera apenas depois do I/O ano que vem, compensa comprar agora pois o livro ainda está bem atualizado.

  • Olá Ricardo, já tem alguma previsão de lançamento da 6ª edição? Como a última edição foi lançada em 2015 estou aguardando para comprar logo a 6ª.

  • Boa tarde, se não me engano vc informou que o seu proximo (Google Android – 6ª Edição) vai sair apois o evento da google esse ano 2017 , foi anunciado para Maio …. voce acha que deve sair quando o livro atualizado ? julho , agosto ou setembro por exemplo?

    Obrigado pela atenção

    • Oi Guilherme, não sei preciso ver. Pois ainda não peguei o livro para atualizar. Provavelmente vou começar a ver apenas depois do Evento. Deve levar mais uns 2 ou 3 meses.

  • Buenas Ricardo, acabei de comprar o livro pra ter como meio de consulta, etc, já trabalho com Android a 1 ano mas aprendi meio “desorganizado” então quero um livro onde possa rever conceitos de forma ordenada, uma pergunta, pretende lançar alguma versão nova com as mudanças do Android 6e / ou 7?
    Parabéns pela didática.

    • Oi Marcelo, tranquilo? Na nova edicao do livro pretendo fazer poucas atualizações, como falar de Firebase (no lugar de GCM), atualizar o cap de Watch. Mas nao pretendo falar de novas APIs, porque o livro já está grande. Senao a cada versão do Android o livro vai inflar demais, e o objetivo é ensinar que não sabe Android. Quem já sabe, provavelmente acompanha as novidades, abs.

      • Sem problemas, sim realmente é um livro grandinho…mas já acompanho teu trabalho a algum tempo…tua didática é muito boa, obrigado pela boa vontade e pela atenção que da aos seguidores.

  • Boa noite, gostaria de saber se posso estudar Android juntamente com IOS ou não. Estou esperando seu livro de IOS Swift 3, mas quero também ter o entendimento de Android. Caso haja essa possibilidade vou adquirir o livro de Android enquanto espero o IOS. Abração.

  • Gostaria de saber quais são os pré-requisitos para ler o livro? Quais linguagens devo conhecer e qual o grau de conhecimento necessário? Há a possibilidade de me enviar o prefácio do livro para que eu possa ter mais informações? Grato!

    • Oi Dhyogo, para ler o livro precisa conhecimentos de programação básicos e Orientação a Objetos. Se souber Java melhor, caso contrário da de aprender olhando os exercícios e executando no Android Studio. O pessoal costuma aprender sem maiores problemas pois é bem passo a passo. O prefácio, sumário e um exemplo do 1o capítulo tem no site da Novatec, da uma olhada: https://novatec.com.br/livros/google-android-5ed/

  • Olá Ricardo, estou lendo a 4ª edição do livro Google Android e no capítulo de RecyclerView, tem a parte de implementar as tabs usando o TabLayout. Criei o código exatamente como no livro, mas as Tabs com os textos não aparecem, somente o ViewPager com a lista em questão, onde eu passo o dedo pela lateral e navego pelos tipos diferentes de lista dos carros. Baixando o conteúdo de download da 4ª edição, vi que você substituiu o TabLayout pelo SlidingTabLayout, copiei o código e colei, fazendo as devidas alterações, mas o comportamento é o mesmo. Estou usando o targetSdkVersion 25, esse comportamento é algum bug dessa API 25?

    • Adriano, tanto na 4ed, quanto na 5ed, uso o TabLayout, não usei o SlidingTabLayout. Acabei de testar o código da 5ed no emulador da API 25 e o app está funcionando normalmente. As vezes o texto pode não aparecer devido a configuração do tema se foi mudado algo. Ou se o texto está com a mesma cor do fundo das Tabs. Mas se vc baixar o fonte da 4ed e 5ed no emulador 25 está funcionando normal e com TabLayout, abs.

      • Olá Ricardo, desculpe a demora em responder. Eu consegui resolver isso substituindo o por:

        Assim, o Toolbar não vai mais sobrepor a parte superior da activity, onde estavam as tabs. Eu estava usando CoordinatorLayout junto com o DrawerLayout. Quem estiver com esse mesmo problema, pode tentar essa solução. Para mim, deu certo. Obrigado Ricardo pela ajuda, abraço.

        • Infelizmente o trecho do XML não saiu no comentário anterior, é só adicionar no include do activity_main o app:behavior como @string/appbar_scrolling_view_behavior

  • Oi,

    Quero comprar o livro, na verdade já comprei e estou aguardando chegar, da Amazon. Porém, agora bateu a dúvida sobre atualização… tem previsão para uma nova versão?

    Obrigado.

    • Oi Fabio, depois do Google I/O vou trabalhar numa nova edição. Mas não pretendo mudar muito pois o livro já está bem completo. Mudarei o cap de Push para Firebase, dentre outras coisas. abs

  • Olá Ricardo, quanto tempo demorará para ser lançado o novo livro?

    Obrigado

    • Sérgio, no momento não temos previsão de lançar a 6ed em breve. Ainda tem muitos livros em estoque e ele continua muito atual. O único cap que mudou foi o de Push, porém já postei tutorial aqui no blog sobre como usar o Firebase. Talvez eu faça uma versão do Essencial (resumo) em Kotlin, vou ver ainda.

  • Oi Lecheta.

    Até quanto de Java a pessoa tem que saber para fazer Android? Faz tempo que não mexo com Java (faculdade) e tem alguns cursos aqui que gostaria de fazer para me reciclar, mas não queria me aprofundar tanto em Java e nem gastar dinheiro sem propósito já que o foco é Android.

    Será que um curso básico de JAVA com O.O. seria o suficiente?

    Poderias me dar uma luz?

    Obrigado.

    • Oi Peter. Se vc souber o básico de programação em qualquer linguagem pode ler o livro sem conhecer Java. Pois tem vários exemplos de código, então é só ir copiando os exemplos que você vai aprender naturalmente.

  • Lecheta, se o cara vier de linguagem estruturada sem experiência em OO desenrola direto no Android?

    • Tanto conhecer Java e OO são importantes para ler o livro. Mas os exemplos são simples e é só copiar tudo. Vai muito da pessoa, se pega fácil as coisas ou não. Vc podia ler, e depois me conta aqui rsrs, abs.

  • Olá.
    Comprei a 5a. edição, e como sou novo do Android gosto de entender tudo. O livro parece ótimo, mas certas coisa amolam, como a figura 2.12, na pg. 55. Os caractéres são tão pequenos que são quase ilegíveis. Ha como ter as figuras em PDF ?
    Obrigado

  • Olá Ricardo, estou esperando o lançamento da 6ª edição do seu livro Google Android para comprá-lo. Você já tem uma previsão sobre qual será o mês de lançamento dele?

    Muito obrigada pela informação.

    • Oi Ana, no momento não tenho previsão de lançar a 6a edição. Acho que vou lançar uma versão do Android Essencial (resumo) em Kotlin. E depois não tenho nada em mente.