Livro AWS vs Livro REST

Posted by rlecheta on novembro 30, 2015
Livros, Web Services

Olá pessoal, sempre recebo emails sobre dúvidas referente as diferenças do livro de AWS e de REST, então esse post é para explicar. Assim sempre faço o link com esse post para responder 😉

aws         rest

Vamos lá, serei breve nas diferenças.

1) AWS

O livro de AWS fala apenas sobre computação em nuvem e explica com utilizar os serviços da Amazon AWS.

O objetivo é explicar como configurar servidores na internet, para que você seja dono do seu próprio data-center.

O livro explora assuntos básicos como servidores e bancos de dados na nuvem, e até avançados da AWS como: cache de informações, serviços de filas e balanceadores de carga.

Vale lembrar que este livro não fala sobre como desenvolver web services. Não é um livro sobre programação.  O objetivo é ensinar o leitor a configurar um servidor na nuvem utilizando a Amazon como provedor de serviço.

Ele é muito mais avançado do que o do REST no sentido de configurar um servidor, pois fala de balanceamento de carga, etc..

2) REST

O objetivo desse livro é ensinar a criar web services em java.  Esse é um livro sobre programação.

O livro vai desde o básico, como por exemplo: configurar um banco de dados local para desenvolvimento, é feito Hello World de programação web para Java e o assunto sobre web services vai sendo explicado aos poucos.

É feito um desenvolvimento completo de um aplicativo de Carros, com banco de dados e web services. Para testar os web services o livro inclusive possui um pacote de “bônus” com um aplicativo Android e um sistema web em AngularJS. No app Android inclusive você tira uma foto e a envia pelo web service para o servidor. No sistema web você poderá ver toda a lista de carros.

Na segunda parte do livro, ensino como criar um servidor na nuvem do Google para disponibilizar o web service criado no próprio livro. Assim você poderá testar seu web service lá na internet.

@Obs: caso você leia o livro de AWS, pode instalar estes web services lá na Amazon também.

Porém referente a esta parte de configuração de servidor, no livro de REST a explicação é básica, já no livro de AWS essa parte vai mais a fundo.

3) Estou na dúvida de qual comprar, e agora?

Isso depende… vou dar alguns exemplos:

Se você precisa aprender a desenvolver web services em Java ou se seu objetivo é aprender coisas sobre programação, vai de REST.

Se você já sabe programar em alguma linguagem e quer aprender sobre computação em nuvem, vai de AWS. O livro de REST também explica um pouco dessa parte, a diferença é que é mostrada a plataforma do Google ao invés do de AWS.

Mas por mim, leria ambos :-). Quem me dera saber tudo isso à uns 10/15 anos atrás quando eu precisava fazer essas coisas e não sabia rsrs.. No livro está tudo mastigado.

AWS e Google são dois gigantes da internet e computação em nuvem, e ambos os livros vão lhe dar uma boa base para o mercado web.

Caso você esteja no início da faculdade e começando no assunto, vai de REST pois ele é mais simples. O de AWS vai complementar seus estudos e vai lhe dar ideias mais avançadas.

 

2 Comments to Livro AWS vs Livro REST

  • Ricardo, boa noite.

    Estou realizando a leitura do livro Google Android e queria saber se este livro Web Service RESTful pode ser usado para aprender a desenvolver WebService que também possam ser consumidas por aplicações Mobile também?
    Não tenho nenhum conhecimento sobre WebService ainda…

    Obrigado

    Atenciosamente

    Flavio Diggelmann

    • Oi Flavio, tudo bem? Sim o livro de Web Service RestFul ensina a criar web services, desde o básico até dicas mais avançadas. Ele serve para web services em geral, para qualquer tipo de aplicação, seja web ou mobile. No livro tem um exemplo de app Android que usa os web services para cadastrar carros, listar, etc.. Inclusive tira foto do celular e envia por upload para o servidor. O livro também tem capítulos sobre os servidores de Nuvem do Google, então vc vai aprender a hospedar um servidor na Nuvem do Google. O livro de REST é complemento para meus livros de mobile.