Livro Android Essencial

Posted by rlecheta on março 15, 2016
Android, Livro Android, Livros

Olá pessoal,

Foi lançado meu livro Android Essencial  :-).

Esse post é para explicar meu objetivo ao escrevê-lo e qual a diferença com o Livro Android 5ª  edição “a bíblia”.

Android Essencial (384 páginas) é um resumo do livro Google Android, 5ª edição (1.072 páginas).

“Para quem tem o Google Android 5ª edição, não precisa ler esse. Como eu falei o essencial é um resumo da 5ª edição.”

capa_android_essencial

Para começar a explicação, vamos ler o texto que está na capa do livro:

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, e o objetivo deste livro é apresentar ao leitor os conceitos essenciais do desenvolvimento de aplicativos para Android, por meio de uma explicação simples e prática.

Android Essencial é um resumo do livro Google Android, 5ª edição, com o objetivo de prepará-lo rapidamente para o mercado. É para leitores que não querem rodeios e precisam aprender logo, seja por questões de estudos ou por uma necessidade de trabalho.

Este livro utiliza o Android Studio, é focado nas boas práticas de interface do Google e do Material Design, e oferece uma abordagem prática direcionada ao desenvolvimento de aplicativos. Durante a leitura você vai desenvolver um aplicativo completo, com boa usabilidade de interface e com acesso a web services e banco de dados, além de utilizar recursos de multimídia e mapas.

O livro também apresenta capítulos resumidos dos principais conceitos da arquitetura do Android, como notificações, intents, broadcast receivers, services, alarmes, mensagens de push, câmera e fotos.

Depois de ler o livro Android Essencial você terá um bom entendimento sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android.

O que me levou a escrever o livro foram várias coisas:

  1. Eu precisava de uma forma rápida de treinar novos integrantes da Livetouch. Penso que o livro Google Android 5ª edição precisa ser lido por alguém que queira apavorar no desenvolvimento de apps, mas por ter + de 1.000 páginas ele não era um curso relâmpago, como muitas vezes tenho necessidade. O livro Android Essencial surgiu para isso, penso em usá-lo para treinar rapidamente os novos recursos da empresa, assim como usar em cursos pessoais, cursos na Novatec, e até como guia na Pós Graduação de Dispositivos Móveis e Computação em Nuvem que ministro na Universidade Positivo.
  2. Por ser um resumo do Google Android 5ª edição, o livro é essencial para aprender Android rapidamente, pelo menos o básico e pode ser usado como guia em cursos. Também foi uma ideia da editora Novatec.
  3. O livro Android Essencial tem um custo mais baixo, então também tivemos a ideia de oferecer uma opção de custo mais acessível para quem não pode comprar a 5ª edição.
  4. Outro fator que me levou a escrever, foi ter identificado que muitas pessoas, inclusive devs bons de Android não chegam a ler o livro 5ª edição inteiro. Eu fiz capítulos avançados sobre Threads e várias coisas que percebo que muitos devs não chegam a ler. O mesmo acontece com capítulos como Bluetooth, Gestos, Wear, etc.. É o tipo de assunto que o leitor pode ler ou pesquisar quando ele tiver a necessidade (quando for usar na prática).. mas muitas vezes o que acontece é que o leitor precisa aprender o essencial que é: Instalar Android Studio, criar um projeto e executar no Android/Emulador, criar interfaces (formulários, listas), web services, banco de dados, vídeo, mapa, e é isso!
  5. Sabendo esse básico do desenvolvimento já é suficiente para muitos devs, principalmente aqueles que não vão a fundo. Esse é o caso daquela estudante que precisa fazer o TCC correndo, vai estudar Android rápido e talvez nunca mais.

Creio que é isso pessoal.

Em minha opinião, se você quer um livro de custo mais acessível e quer aprender o básico rápido (android studio, criar telas, listas, web services, banco de dados, mapas, GPS, vídeo, foto, push, etc) e dar um tapa nos conceitos principais (intents, services, receiver, notifications), esse livro é um bom ponto de partida.

Depois de ler o livro Android Essencial você terá um bom entendimento sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android, e então você decidirá o caminho a seguir!

Se seu objetivo foi aprender o “essencial” e se sentir satisfeito com o conteúdo, ótimo :-). Penso que vai ser o caso de muitos estudantes que precisam fazer o TCC :-). Mas se você for um desenvolvedor que vai trabalhar com Android todos os dias, recomendo ir mais a fundo. Tendo essa necessidade, você poderá complementar a leitura com o livro Google Android 5ª edição, ou a própria documentação oficial.

Lembre-se: O livro Android Essencial (384 páginas) é um resumo do Google Android 5ª edição (1.072 páginas).

20 Comments to Livro Android Essencial

  • Olá Ricardo, a 5ª edição do livro de android já esta na segunda impressão?

    Tem alguma diferença da primeira?

    É que vi a segunda impressão de maio/2016 na livraria curitiba mas nao encontra na internet.

    Pode me dizer se há alguma diferença?

    Obrigado

    • Oi Valdir, a diferença são alenas erratas bobas que o pessoal manda, como exemplo uma palavra escrita errado… De resto é tudo igual.. Quando ler qualquer dúvida é só entrar em contato, abs.

  • Olá Riecheta adoro o seu trabalho em primeiro lugar compro o seu livro desde a 1º edição, e estou querendo saber somente uma coisa: este resumo o android essencial, aborda as questões de Json da memsa forma que a 5ºed da para ter o entendimento completo? Por exemplo, irá abordar as mesmos exemplos em sua totalidade que na 5ºed? Em termo de persistência mesma coisa? E o material design acha melhor o da 5º ed, para entendimento, ou somente pelo resumo eu consigo entender e fazer? O que queria saber se mesmo no resumo eu consigo ter um pouco de entendimento do conteúdo teórico ou somente pratica mesmo? Um abraço e parabéns pelo seu trabalho um ótimo livro e me ajuda muito no meu dia a dia!

    • Oi Hallison, obrigado por acompanhar meus livros. O essencial é um resumo da 5ed, então é o mesmo assunto. A parte de JSON, banco de dados e material design é igual.. Da para entender somente essa parte pelo Essencial sim.

      • Riecheta legal, então vou comprar esse pois estou com mais urgência para uma demanda em particular!

  • Gostaria de uma orientação. Já sei o essencial para programar para Android, porém não sei por onde começar dentro de um projeto. Poderia me dar uma orientação? Exemplo, começar com banco de dados, login, cadastro e etc…

    • Oi Paulo, eu sempre começo fazendo o protótipo das telas, assim consigo mostrar algo pro meu cliente. Depois vou pra ws w bd.

    • Alyson, no momento não. De qualquer forma não muda muita coisa. O objetivo do livro é mostrar o essencial que vale pra todas as versões do Android.

  • Boa noite.
    Nunca programei nada para Android e pretendo começar aprender com seus livros. Por indicação comprei ontem o Google Android 3a edição (usado), mas de cara já não se usa mais o Eclipse (abordado no livro) e sim o Android Studio.
    As diferenças são muito grandes, quer dizer, usando o Android Studio conseguirei acompanhar os exemplos do livro ?

    • Oi José, a princípio se usar o Android Studio vai conseguir acompanhar sim. Claro que teve mudanças desde lá, mas se for consultando uma ou outra coisa no Google vai conseguir tranquilo, pois o livro explica os conceitos básicos, e isso não muda muito. Tem uma parte inicial chata até você pegar o jeito (activity, temas, view), mas depois disso vai embora. Qualquer coisa se inscreva no grupo de discussão do livro: https://groups.google.com/forum/#!forum/livros-lecheta

  • Boa noite.
    Neste livro o assunto de web services é tratado da mesma forma que no Google Android 5ª edição? Estou começando com desenvolvimento Android e gostaria de saber qual o melhor livro para começar os estudos.

    Obrigado.

  • Boa noite lecheta,
    estou usando o modelo que tem no livro pra ler as informações que tem no arquivo JSON e estou usando o seguinte:
    p.nome = jsonPrestadores.getString(“nome”);

    mas está dando erro e não consigo ler as informações. Você tem alguma sugestão onde estou errando?

    • Oi Alex, tem que ver como é a estrutura do seu JSON, fica difícil dar uma sugestão sem ver. No código que informou jsonPrestadores precisaria ser um objeto que tenha um atributo chamado “nome”. Da uma conferida que vc vai conseguir, abs.