Temas no Android: O que fazer se a Action Bar estiver nula.

Posted by rlecheta on outubro 07, 2016
Android, Livro Android, Tutorial

Olá pessoal, recentemente um leitor da 4a edição do livro de Android veio tirar uma dúvida sobre um erro que acontecia com um exemplo do capítulo 4.

No caso a activity estava herdando de android.app.Activity.


public class AlgumaActivity extends Activity {

... código aqui

// dava erro nessa linha

getActionBar().setDisplayHomeAsUpEnabled(true);

}

O erro reportado foi que dava NullPointer ao acessar a action bar.

OK, mas porque isso acontece?

Na maioria das vezes, se a action bar está nula com certeza é a configuração do tema.

Olhando o styles.xml do meu colega, o tema do projeto estava configurado assim:

a

Vejam que está usando o tema AppCompat, que traz a compatibilidade para várias versões do Android. Este tema substitui os temas Holo, Material, etc e atualmente é recomendado pelo Google. Isso é o esperado mesmo e está correto, pois o Android Studio atualmente gera o projeto desta forma.

O problema é que na época que escrevi a 4a edição do livro, os exemplos eram gerados de outra forma pelo Android Studio, inclusive no github da 4ed está assim:

https://github.com/livroandroid/4ed/blob/master/capitulos/cap04-activity/HelloActivity/app/src/main/res/values/styles.xml

b

Veja que o tema que usei na época da 4ed foi o Holo, que é um específico para Android 3 (API Level 11). Enfim, mas isso está explicado no livro e não quero demorar aqui…

O livro 5a ed que está mais atualizado já traz os exemplos todos com o tema de compatibilidade, portanto este problema acontece apenas nos exemplos da 4 ed, pois o Android Studio mudou a forma de gerar o código dos projetos.

Bom, existem 2 formas de resolver este problema:

1) Caso você queira deixar o código das classes de Activity iguais estavam nos exemplos da 4ed, é preciso alterar o tema do projeto para Holo ou Material, conforme o github da 4ed. Isso é feito alterando o arquivo styles.xml conforme o exemplo que mostrei acima do github.

Basicamente, se o seu tema herda de Holo ou Material, você está usando um tema nativo. Então vc deve sempre usar a android.app.Activity como a activity mãe, e neste caso você pode utilizar o método getActionBar() que retorna a action bar nativa android.app.ActionBar.

Era dessa forma que era feito nos primeiros exemplos da 4 ed. Somente no capítulo de Action Bar que começo a explicar o tema AppCompat de compatibilidade.

2) A segunda forma de resolver, e talvez a recomendada é atualizar o código de todas as Activities para herdar de android.support.v7.app.AppCompatActivity, pois é a activity do tema de compatibilidade. Atualmente o Android Studio gera o projeto com o tema AppCompat, como vimos no styles.xml do meu colega logo no início deste post. Isto indica que o projeto usa o tema de compatibilidade.

Esta configuração de tema atualmente é a indicada. Porém como o fonte da 4ed está antigo, faça as seguintes alterações no código:

  • Altere todas as activities do projeto para herdar de AppCompatActivity.
  • Altere a chamada do método getActionBar() por getSupportActionBar(), pois este último vai retornar a action bar de compatibilidade, que é a classe android.support.v7.app.ActionBar.

Como o Android Studio atualmente gera o projeto com o tema de compatibilidade, na 5ed do livro todos os exemplos já estão assim.

É isso pessoal, este breve post foi só para explicar uma pequena diferença entre a 4ed e a 5ed. Como vimos o Android Studio mudou a forma de gerar os códigos do projeto e isso afetou um pouco, e essas coisas de tema e compatibilidade costumam ser complicadas para quem está estudando Android pela primeira vez :-).

Independente de como estão os códigos-fontes da 4ed e 5ed, estes conceitos é bom conhecer.

Qualquer dúvida perguntem, abs.

Tags:

2 Comments to Temas no Android: O que fazer se a Action Bar estiver nula.

    • Show de bola vivia com esse erro tbm so foi descobrir a solução quando alterei o tema “no chute” na mão pela tela de design.

      Obrigado Ricardo